A Subsecretaria de Ação Evangelizadora cuida da dimensão missionária da Juventude Franciscana, seguindo as orientações e diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, “anunciando a boa-nova aos pobres, sarando os contritos de coração, anunciando aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, publicando o ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19).

Ainda segundo o livro de Formação Básica da JUFRA, é a subsecretaria que proporciona à fraternidade o conhecimento e o aprofundamento da vida litúrgica dentro da Igreja, promovendo, por exemplo, círculos bíblicos para estudo e reflexão. O irmão escolhido para este serviço deve dar orientações e subsídios na preparação e realização de celebrações litúrgicas, promovendo o engajamento de todos nas equipes de liturgia da comunidade, paróquia e diocese.

Evangelizar foi a grande missão que o próprio Jesus Cristo nos deixou e que São Francisco de Assis tanto imitou, então os irmãos e irmãs da JUFRA têm essa grande missão que é Evangelizar, mostrando assim o caminho para a santidade, e como nos diz o objetivo geral das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: “EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.



Suas funções basicamente são: levar o Evangelho a todos e principalmente àqueles que desconhecem Jesus Cristo ou se afastaram Dele, como o próprio Jesus mandou: “Ide por todo o mundo e pregue o Evangelho a toda criatura (Marcos 16,15), fazendo assim que as fraternidades evangelizem sua comunidade ou paróquia; aprofundamento nos tempos litúrgicos e zelando pelo carisma franciscano nas celebrações. Entretanto, só conseguimos tudo isso com o testemunho de comunhão, servindo ao próximo, que é a própria face de Nosso Senhor Jesus Cristo.